sexta-feira, 28 de maio de 2010

Case Google

Por dentro da empresa que dominou o mundo!!


Em apenas uma década, o Google conquistou um em cada seis habitantes do planeta e tornou-se símbolo da empresa do século 21. A razão principal para o Google crescer tanto em tão pouco tempo, foi a sua capacidade de estabelecer ordem, colocar prioridades, e aliar a dinâmica da publicidade online com os links patrocinados, anúncios exibidos na lateral de suas páginas, separados dos resultados de busca. Graças a esse formato, o Google tornou-se ao mesmo tempo um gigante da tecnologia e um colosso de mídia, com faturamento superior a 16 bilhões de dólares.

Tudo isso aconteceu em apenas uma década. A combinação de inovação, relação íntima com os consumidores, informalidade e crescimento meteórico baseado na conquista das melhores cabeças espalhadas pelo mundo transformou o Google no símbolo do que é a empresa do século 21.

Para crescer sem abrir mão da essência, o Google terá de vencer enormes desafios. Contratar quase 500 pessoas por mês, em vários países do mundo. Mais recentemente, o Google colocou um freio numa de suas políticas mais polêmicas -- o lema "Contrate o quanto puder". Em vez de centrar esforços em fazer a equipe crescer, agora o Google

precisa organizar os funcionários que vem acumulando em seus escritórios. Com o crescimento, torna-se difícil administrar outra característica que poderia parecer caótica a qualquer outra empresa tradicional - e que representa um aspecto fundamental da engrenagem de inovação do Google. Os fundadores da empresa estimulam os engenheiros a usar 20% de seu tempo de trabalho para desenvolver novos projetos.

Pode-se perceber que o Google conseguiu seu diferencial competitivo através Gestão do conhecimento, quando buscou acumular capital intelectual tornando-se numa das empresas mais inovadoras do mundo. O Google é um exemplo de sucesso de inovação com constante criação de produtos e serviços. Assim pode-se destacar a importância do espaço de tempo que a empresa dá a seus engenheiros com novos projetos e deixando-os livres para pensar, sendo esse espaço utilizado com diversão e relaxamento para propiciar a criatividade. A principal vantagem de ser inovadora, é ter a imagem de pioneira, atraindo deste modo tanta gente do mundo inteiro. Por isso, o Google mesmo com o grande crescimento, ela se preocupa com sua essência de empresa inovadora.




4 comentários:

  1. Percebe-se que empresas como o Google fazem o diferencial mas isso não as impede a estarem sujeitas a alguns problemas. A solução é percebida quando há a criação de um diferencial competitivo partindo de princípios básicos da cultura organizacional.

    ResponderExcluir
  2. O caso da Google demonstra a capacidade da empresa em inovação través de praticas de reconhecimento do seu capital intelectual.
    A empresa cria um diferencial competitivo através de um amplo conhecimento no mercado atuante.

    ResponderExcluir
  3. A google é uma empresa a ser estudada e copiada por todos nós administradores. Suas atitudes e mentalidade são louváveis.

    ResponderExcluir
  4. O caso google se torna interessante devido universitários engajados em um plano de negócio, que conseguem financiamento para sua idéia e implementa o site mais acessado no mundo que tem uma rentabilidade hoje invejável até mesmo pela poderosa Microsoft.

    ResponderExcluir