segunda-feira, 31 de maio de 2010

Inovação e Gestão do conhecimento

No mundo cada vez mais globalizado e competitivo a Gestão do Conhecimento e da inovação nas organizações estão se tornando uma ferramenta de fundamental importância nos novos modelos administrativos tanto para a sobrevivência como para manutenção de uma vantagem competitiva sustentável.
Inovação é sem dúvida um dos principais instrumentos, senão o mais importante, da inteligência e estratégia competitiva das organizações, no sentido da sobrevivência e crescimento organizacional. A Inovação pode ser abordada pelos seus produtos finais, em categorias como: inovação de produtos e serviços, em design, em processos organizacionais, em pesquisa e desenvolvimento, na estrutura e cultura organizacionais, e digamos finalmente, nos modelos de estratégia e gestão.


Pouco se fala e se faz no relativo à Inovação no Pensar, na forma de pensar, base da gestão do conhecimento, também um poderoso instrumento de luta empresarial. Luta no seu sentido mais amplo, chegando à estratégia e gestão da competitividade inter-nações. Ora, estamos almejando na Inovação da arte do Pensar, que está no capacidade, inerente e subjacente à base da criação de inovações.
Certamente que é muito difícil inovar algo invisível que são as nossas idéias e a forma de produção delas. Seria inovar a base mental da produção de inovações, ou inovar a forma de pensar do pretenso inovador.

2 comentários:

  1. Ótimo o vídeo. Demonstra a importância de superarmos os nossos medos e ansiedades e nos impulsiona a sermos melhores e querermos alcançar lugares mais altos. Devemos para isso utilizarmos nosso conhecimento e sermos competitivos no mercado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vocês! Inovação é muito importante no dia de hoje mesmo sendo um diferencial em todos os aspectos. Sendo inovador a empresa tem que gerir o conhecimento organizacional da melhor maneira possivel...

    ResponderExcluir